Quem curte esta delícia??? Irresistível! Fotos de “pamonhada” na casa da família! É sempre um motivo para as reuniões familiares. E tem coisa mais gostosa?!!!
pamonha 

INGREDIENTES

– Pamonha/Doce

  • 1 L de massa de milho ralado e coado na peneira.
  • 350 g de açúcar.
  • 01 colher (café rasa) de sal.
  • 150 ml de óleo quente (bem quente)- quantidade aproximada.

– A proporção é sempre esta, ou seja, calcule para cada 1 L de massa.

Obs.: A quantidade de óleo depende muito de como está a cura do milho. Quando está mais molinho, você gasta menos. Para saber o ponto da massa você vai colocando aos poucos e observado a mudança de consistência. Ela fica meio talhada quando já está bom.

Variações/opções:

1. Colocar um pouquinho de canela.
2. Para cada 1 L de massa de milho você pode colocar 100 ml de manteiga de leite (derretido e quente, mas sem ferver) e diminuir a quantidade de óleo para aproximadamente 60 ml (óleo quente, muito quente rsss).
3. Para cada litro de massa você pode colocar 1 copo americano de milho cortadinho, mas só se ele estiver bem molinho, ao contrário, não fica bom!
4. Colocar uma fatia de queijo minas (esta é a versão goiana), mas mussarela também fica gostoso (esta é a versão moderna)! rsss

MODO DE PREPARO

Tempere a massa (passado na peneira) com o açúcar e sal e depois vá colocando o óleo/manteiga até o ponto da massa mudar de consistência conforme explicado acima.
Quando você comprar a massa do milho escolha as palhas em que você vai colocá-la para cozinhar. Se as palhas estiverem boas geralmente são duas unidades para cada pamonha, mas leve mais algumas de reserva! Coloque a massa no copinho feito com a própria palha do milho, amarre com cordão ou liga de borracha e leve para cozinhar na água fervendo.

– Pamonha/Sal

  • 1 L de massa de milho ralado e passado na peneira.
  • 01 colher (sopa) de sal.
  • Cheiro verde e pimenta do reino (a gosto).
  • 160 ml de óleo bem quente ou substituir 100 ml por manteiga de leite e completar com 60 ml de óleo quente (quantidade aproximada conforme explicação anterior). Adicionar aos poucos observando o ponto da massa.

Obs.: Não se coloca alho e cebola!

Variações/opções:

1. Adicionar uma fatia de queijo minas em cada pamonha.
2. Adicionar jiló e pimenta inteira. Eita!! rssss
3. Adicionar pedaços de linguiça frita (quantidade a gosto). Se você quiser fazer algumas com linguiça e outras sem linguiça, coloque somente no copinho de palha quando estiver montando, ok?

Observações:

– Não se esqueça de colocar cordões coloridos ou amarrações diferentes para identificar os sabores e variações!

– Se você fizer variações sem pimenta, não tem problema cozinhar sabor doce e salgado juntos, mas se colocar pimenta é bom cozinhar separado. 

– Você encontra milho ralado fresco em feiras livres. Não tem desculpas para você deixar de saborear esta delícia de onde você estiver! Ok??

Posts Relacionados

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
wpDiscuz