INGREDIENTES

– Bolo Pão de Ló

  • 10 ovos
  • 300 g de açúcar refinado
  • 300 g de farinha de trigo
  • 80 ml de leite quente
  • 02 colheres (sobremesa rasa) de fermento em pó
  • 08 gotinhas de essência de baunilha
  • raspas de laranja (opcional)

Rendimento: Esta massa rende duas assadeiras retangulares 24 x 35. Se você quiser preparar somente uma assadeira reduza os ingredientes pela metade, ok?

– Recheio

  • 350 g de doce de leite pronto ou leite condensado cozido na lata (referência da foto).

Cozimento da Lata de Leite Condensado

Coloque a lata de leite condensado numa panela de pressão, tampe e marque de 30 a 35 minutos de cozimento a partir do tempo de início de pressão da sua panela. Espere esfriar sem retirar a tampa da panela. Com este tempo de cozimento você terá um doce de leite bem caramelo de acordo com a foto. Se você gostar do doce mais clarinho deixe um tempo menor de cozimento. “Como eu queria o doce de leite com um doce mais suave coloquei 1/2 caixinha de creme de leite e misturei bem para homogeneizar antes de rechear o bolo”, ficou ótimo!

*Vou deixar algumas recomendações do cozimento da lata de leite condensado no final da receita, por favor, leia com atenção!

MODO DE PREPARO

Bolo Pão de Ló

Bater os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade alta até formar picos firmes (do jeito que você levanta a colher e ele não cai fácil). Peneire a farinha de trigo por duas vezes e adicione suavemente aos ovos batidos com auxílio de uma colher ou fuê até misturar bem, mas sem tirar a aeração da massa! Mexa com delicadeza, certo? Adicione o leite bem quente, o fermento e as raspas de laranja (opcional), mexa somente para homogeneizar e pronto! Unte a assadeira com margarina, forre com papel manteiga e unte novamente o papel…. sem miséria, tá???? Asse em forno a 180ºC por aproximadamente 50 min (o tempo pode variar de acordo com o forno para um pouquinho mais ou um pouco menos). Daqui pra frente vou colocar os procedimentos em ordem pra ficar mais fácil você compreender. Vamos lá!

Procedimentos


1. Pegue um pano de prato limpo e coloque onde você for desenformar o bolo. Peneire açúcar de confeiteiro de acordo com a extensão da assadeira para que você desenforme seu bolo sobre o açúcar. Retire o bolo do forno, passe a faca nas laterais para desprender totalmente (lembre-se que no fundo da assadeira tem papel manteiga e o bolo não está preso). Desenforme o bolo ainda quente sobre o açúcar de confeiteiro que você peneirou no pano.

2. Retire o papel cuidadosamente com o bolo ainda quente, você irá utilizá-lo novamente para enrolar a massa nesta mesma posição.

3. Com auxílio do pano de prato (do passo 1) você vai enrolando a massa ainda quente com o papel manteiga na mesma posição. Deixe a massa nesta posição até esfriar completamente, assim, ela ganhará a forma do rocambole antes mesmo de você colocar o recheio.

4. Com a massa já fria, desenrole-a e retire o papel. Espalhe o doce de leite com uma colher ou espátula deixando na parte final do bolo (lateral) aproximadamente três dedos sem colocar o doce, pois à medida que você enrola ele se espalha. Prontinho!!!!!! Coloque numa travessa e decore a seu gosto. O detalhe da foto é açúcar de confeiteiro  e canela em pó peneirados.

Considerações e recomendações sobre o cozimento da lata de leite condensado:

  1. Não abrir jamais a lata de leite condensado quente! Isso pode causar graves acidentes. Se precisar utilizar o doce rapidamente, vá esfriando a lata na água aos poucos até ficar frio por completo.
  2. Não cozinhe o leite condensado de caixinha.
  3. Você pode cozinhar mais de uma lata de leite condensado dependendo do tamanho de sua penela, porém, a quantidade de água deve cobrir completamente as latas e a panela de pressão não pode ficar cheia demais como qualquer outra coisa que você coloca para cozinhar numa panela de pressão!

Posts Relacionados

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
wpDiscuz