Se você ama esta combinação como eu… curte aqui e compartilha!!! rsss

Você sabe o que é Pasteurização? Ok! Não é pra tanto, né?! rssss…. o nome “pasteurização” é dado em homenagem a um químico Francês chamado Louis Pasteur que descobriu esse processo!!!  Aí você me diz: “perdi esta aula professora” kkkk…. deixa pra lá!!! … vamos em frente!

No final de toda a historinha, pasteurização é um processo térmico ao qual alimentos, neste caso, o leite é submetido. O processo consiste na elevação da temperatura, sua manutenção por determinado tempo e posterior resfriamento. Esse processo tem como finalidade eliminar microrganismos patogênicos e reduzir a carga bacteriana.

Existem diferentes tipos de pasteurizações, que variam de acordo com a destinação do leite. Para a produção de queijos artesanais, o processo mais indicado é a pasteurização lenta, que consiste em:

  • Elevação da temperatura do leite até 63 a 65 ºC (não ultrapassar jamais).
  • Manutenção da temperatura durante 30 minutos.
  • Resfriamento do leite até a temperatura de adição da cultura láctea (36 ºC).

Neste caso você vai precisar de (ingredientes):

  • Coalho (5 a 7 ml)
  • Termômetro de cozinha
  • 05 litros de leite cru
  • Água filtrada
  • Sal (a gosto)

Rendimento: rende um queijo de aproximadamente  850 gramas.

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o leite cru em uma vasilha e leve ao fogo até a temperatura atingir no máximo 65ºC. Deligue o fogo! Se você tiver medo de ultrapassar a temperatura deixe chegar somente até 63ºC e retire do fogo, melhor assim!
  2. Tampe a vasilha com um pano limpo e reserve por 30 minutos.
  3. Coloque cubos de gelo em um outro recipiente e mergulhe a vasilha com o  leite aquecido para resfriar rapidamente até 36ºC.  Adicione o coalho dissolvido em uma xícara de água filtrada e mexa bem.  Espere coagular (30 a 40 minutos).
  4. Com uma faca corte a coalhada em quadrados na própria vasilha que está coagulado, mexa e vá retirando o soro cuidadosamente. Adicione o sal e leve os coágulos de leite para a forma.
  5. Com as mãos bem limpas você vai fazendo pressão com cuidado para o soro ir saindo até ajustar o queijo totalmente na forma.
  6. Prontinho!

Posts Relacionados

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
wpDiscuz