Sabe aquele pão de queijo com casquinha bem crocante? Pois é! Acertei o ponto com esta receita… você vai adorar!

INGREDIENTES

  • 04 xícaras ou 600g de polvilho
  • 01 colher (sobremesa) de sal
  • 250 ml de água
  • 250 ml de óleo
  • 125 ml de leite
  • 02 colheres (sopa rasa) de margarina
  • 01 xícara e 3/4 de queijo minas
  • Ovos até o ponto

MODO DE PREPARO

Coloque o polvilho e o sal em uma vasilha que seja ideal para sovar a massa posteriormente e reserve. Coloque os ingredientes líquidos no fogo até levantar fervura e adicione ao polvilho misturando bem com uma colher. Se você não tem o costume de preparar pão de queijo, vai observar que a massa fica cheia de grumos, e é assim mesmo! Espere esfriar o suficiente para que você possa colocar as mãos sem se queimar e adicione o queijo ralado e os ovos um a um até o ponto. Você precisa sovar bem esta massa. Se não gosta de fazer uma “forcinha”, você não deve preparar esta receita (risos)!

Como saber a quantidade de ovos? O ponto da massa nesta receita para o pão que queijo ficar crocante é quando você coloca os ovos até a quantidade em que é possível fazer as bolinhas com as mãos. Se você colocar ovos que ultrapassem este ponto seu pão de queijo vai ficar com uma casquinha menos crocante, mas nem por isso menos gostoso. Ao terminar de sovar, enrole a massa com as mãos em forma de bolinhas e leve a assar em forno pré-aquecido a 250 ºC. As bolinhas que sobrarem você pode congelar e assar numa próxima vez. Neste caso, retire do congelador e coloque diretamente no forno pré-aquecido.

dicasDicas: Hoje encontramos uma grande variedade de polvilhos nos supermercados e é muito importante dizer que a granulação do polvilho, ou seja, se ele e mais fininho ou mais granulado interfere totalmente no resultado de sua receita. Este resultado da foto foi obtido com polvilho caseiro e ele tem uma granulação um pouco mais grossa em relação aos polvilhos de supermercado, mas não se preocupe se não der certo a primeira receita, troque o polvilho até que você acerte “aquele” que fica adequado ao seu paladar. Cuidado com as medidas do óleo e da margarina, se você errar na medida seu pão de queijo não cresce! Caso isso ocorra, você já observar no momento de enrolar a massa. Outra dica importante é esta receita pode ser reduzida para até 1/3 da quantidade. Muito bom, não é mesmo? Assim, você pode preparar uma pequena quantidade para testar o seu polvilho, mas espero que dê certo na primeira tentativa!

Até mais!

Posts Relacionados

 

Deixe um comentário

1 Comentário em "Pão de Queijo"

Notifique-me
Silvia
Visitante

Por favor, quando vc fala do polvilho, está se referindo a qual deles? doce ou azedo? Obrigada

 
wpDiscuz