pãocaseiro

  pãocaaseirocompassas

Simples ou com “upgrade” rssss… bom de qualquer jeito!

INGREDIENTES

  • 4 colheres (sopa) de óleo (uso de girassol)
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de de manteiga derretida
  • 400 ml de leite em temperatura ambiente
  • 4 colheres (sopa) de açúcar (não colocar cheias demais)
  • 10 g de fermento biológico para pão (1 pacotinho)
  • 10 g de melhorador de farinha para pães (1 pacotinho)
  • 1 colher (café) de sal
  • 800 g de farinha de trigo (quantidade aproximada)

Observações:

1. Melhorador de farinha para pães: se você não encontrar dá pra fazer sem esse ingrediente, mas se possível utilize-o porque deixa a massa mais leve.

 

2. Essa versão da receita descrita acima é para você preparar um pão para sanduíches, comer com manteiga, requeijão ou geleias, pois é bem leve no sal e no açúcar. Se você quiser um pãozinho mais doce ou para fazer rosquinhas acrescente mais duas a colheres (sopa) de açúcar.

MODO DE PREPARO

  1. Em um recipiente misture o leite, o fermento, o melhorador de pães e um pouco de farinha de trigo (aproximadamente 200 g). Deixe na consistência de um “mingau”.
  2. Misture os demais ingredientes (ovos, óleo, açúcar, sal e manteiga) e junte ao preparo anterior. Misture bem e vá adicionando a farinha de trigo.
  3. Quando observar que não é mais possível misturar a farinha com a colher, retire a massa do recipiente e coloque na bancada para sovar. Vá adicionando farinha até que comece a desgrudar das mãos. Quanto mais sovar a massa melhor ela fica, pois desenvolve o gluten! Então sove bastante!!!
  4. Não deixe a massa muito seca porque dificulta o crescimento. Quando ver que já é possível fazer uma “bola” mesmo que ainda grude um só um pouquinho nas mãos está bom!
  5. Tem uma técnica que utilizamos para colocar ar na massa em que você estica a massa e dobra, estica a massa e dobra… por algumas vezes para que entre ar e ajude na fermentação. Eu cortei a massa para você ver as bolhinhas de ar que ela ganha com este processo mesmo antes de iniciar o crescimento, veja:

6. Neste ponto passe um filme plástico sobre a superfície da massa e deixe-a descansar de 10 a 15 minutos.

7. Se você quiser fazer versões diferentes de pães divida a massa em duas ou três porções. Agora é a hora acrescentar o que você deseja (castanhas, passas, damasco, chia, quinua, ou outros ingredientes secos). Abra a massa com as mãos mesmo e dobre mais algumas vezes repetindo o processo de número 5. Se for acrescentar os ingredientes secos em cada dobra que fizer vá adicionando-os um a um.

8. Por fim, abra a massa (pode ser manualmente) e enrole como um rocambole. Se você preferir o modelo de pão de forma utilize uma forma própria. Se quiser como a  foto de referência é só enrolar como um rocambole e colocar numa assadeira untada e polvilhada com um pouco de farinha.  Coloque a massa para descansar fora da corrente de ar ou dentro do forno (desligado), isso ajuda fermentar mais rápido. Não esqueça de cobrir a massa com um pano limpo ou plástico filme, mas cubra somente a superfície! Não coloque o plástico vedando totalmente o ar, lembre-se que tem “microorganismos do bem” promovendo a fermentação e fazendo a sua massa ficar fofíssima!!!  A massa deve dobrar de tamanho! O tempo de descanso depende muito do clima, então varia entre 30 a 50 minutos.Veja as duas versões (após o descanso) que preparei com mesma massa. Já estão no ponto de ir para o forno pré-aquecido por pelo menos 10 minutos a 250 ºC .

 

9. Depois da massa crescida e antes de ir ao forno passe a faca na superfície  (faça a sua assinatura rsss) e se quiser coloque queijo ralado e castanhas para decorar e dourar junto com a massa. Veja:

 

10. Sirva quente ou frio! Bom apetite.

Posts Relacionados

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
wpDiscuz