Eita massinha que foi um desafio até achar uma que ficasse perfeita! kkk… essa eu aprovo!

INGREDIENTES

  • 10 ovos
  • 300 g de açúcar refinado
  • 300 g de farinha de trigo
  • 80 ml de leite quente
  • 02 colheres (sobremesa rasa) de fermento em pó
  • 08 gotinhas de essência de baunilha
  • raspas de laranja (opcional)

Rendimento: Essa massa rende três assadeiras de 20 cm de diâmetro ou duas retangulares 30 x 20 ou 01 forma retangular de 50 x 35 cm. Testei também uma redonda de 24 de diâmetro (referência da foto) com uma retangular de 30 x 20.

MODO DE PREPARO

Bater os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade alta até formar picos firmes (do jeito que você levanta a colher e ele não cai fácil). Peneire a farinha de trigo por duas vezes e adicione nos ovos batidos com uma colher ou fuê suavemente até misturar bem mas ser tirar a aeração da massa! Mexer com delicadeza, tá? Sem pressa rsss. Adicione o leite bem quente, o fermento e as raspas de laranja (opcional), mexa só para homogeneizar e pronto! Unte a assadeira com margarina e se você achar que vai ter um pouco de dificuldade para desenformar, forre o fundo da assadeira com papel manteiga e unte novamente, funciona muito bem!  Asse em forno 180 ºC por aproximadamente 50 min (o tempo pode variar de acordo com o forno). Quando tirar do forno desenforme quente para retirar o papel manteiga porque ao contrário ele gruda um pouco na massa. Viu como é fácil?! Como disse a Carole Crema que ministrou um dos cursos que fiz:

“Peça desculpas pra sua vó que te ensinou bater as claras separadas das gemas e põe tudo junto!”… achei o máximo! Viva a evolução, né gente?

Para a calda da foto utilizei 01 xícara de açúcar de confeiteiro e 1/2 xícara de leite. Leve ao fogo até engrossar e cubra o bolo. Decore a gosto!

Posts Relacionados

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
wpDiscuz